top of page

ENTENDA DE UMA VEZ POR TODA A DIFERENÇA DE 110V PARA 220V


E agora… essa tomada é 110V ou 220V? Na hora de ligar seus aparelhos eletrônicos na tomada, essa é uma dúvida bem comum e importante que pode ocorrer. Ainda que vários aparelhos hoje em dia tenham a tecnologia Bivolt e Autovolt, funcionando em ambas as voltagens, nem todos possuem essa tecnologia.


  • Como funcionam as tomadas inteligentes (Smart)

  • Tomadas inteligentes: conheça 3 modelos diferentes

Por isso, ter em mente a importância das diferenças entre voltagens, é muito importante tanto para a sua segurança como para a saúde dos seus aparelhos.

  • Desligar o Wi-Fi a noite pode melhorar sua conexão?

  • Qual o jeito certo de carregar o celular?

Nessa matéria, vamos falar um pouquinho sobre as principais diferenças entre as duas voltagens. Veja nas próximas linhas! 110V ou 220V: quais as principais diferenças

Uma das principais diferenças essenciais entre as duas voltagens é a corrente de energia. Normalmente equipamentos mais potentes precisam de uma corrente bem maior. Esse é o caso de aparelhos que precisam esquentar como um chuveiro, torneira elétrica ou ferro de passar. Essa é uma das características do 220V.


Outra diferença importante, é a demanda de energia elétrica do 220V. Quem nunca desarmou o disjuntor de casa sem querer, né? Isso acontece quando acumulamos equipamentos com grandes potências na rede elétrica de casa.


Já a 110V, hoje comercializada apenas em 127V, usa um tamanho menor do fluxo de eletricidade. Então, uma característica dos aparelhos com essa voltagem são os fios mais finos. Em aparelhos 220V, os fios mais grossos são necessários para passar uma corrente elétrica maior sem esquentar o fio.


No caso do 127V, a voltagem é mais frequente em aparelhos portáteis como notebooks, smartphones e tablets. Isso acontece porque esses aparelhos exigem menos da rede elétrica, consumindo pouca energia. O que acontece se eu ligar um aparelho na tomada errada?

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.


Então, o ideal é sempre conferir a voltagem correta do seu aparelho e da sua tomada antes de ligar, tá?

O que é Bivolt e Autovolt?

Bivolt é uma tecnologia que permite um aparelho usar duas opções de voltagem. Geralmente, eles contam com um Pino que te permite ajustar a voltagem para 127V ou 220V, dependendo da tomada que você deseja usar. Esses modelos são ótimos para levar em viagens!

Agora Autovolt, é a tecnologia usada em carregadores de celular, notebooks e em outros equipamentos de informática. Esse sistema funciona em 127V e 220V, assim que você ligar seus aparelhos na tomada, o sistema Autovolt reconhece a tensão elétrica e se adapta a corrente de energia para não causar danos ao seu aparelho. Bem legal, né?


Fonte: www.canaltech.com.br



26 visualizações0 comentário
bottom of page